Subsídio Lição 4 -Jesus é superior a Josué-o meio de entrar no repouso

SUBSÍDIO DA LIÇÃO CPAD

Tema: A supremacia de Cristo – fé, esperança e ânimo na carta de Hebreus

Lição de adultos – 1º trimestre de 2018

 

Lição 4 – Jesus é superior a Josué – o meio de entrar no repouso de Deus

1 – Quem foi Josué?

1.1 – Moisés mudou o nome de Oséias (salvação) para Josué (o Senhor é a salvação).

1.2 – O nome de Josué era Oséias, filho de Num e neto de Elisama, era da Tribo de Efraim (Ex 33.11; Nm 13.8; I Cr 7.26,27)

1.3 – Moisés mudou o nome de Oséias para Josué (Nm 13.16).

Josué era um dos principais auxiliares de Moisés, sendo escolhido como sucessor de Moisés e encarregado de conduzir o povo israelita até a terra de Canaã, devendo também, Josué liderar, o povo na conquista e partilha da terra de Canaã.

 

2 – Na Bíblia o REPOUSO de Deus pode significar:

2.1- O sétimo dia da criação e o sábado semanal que comemorava este evento (Gn 2.2; Hb 4.4-9)

2.2 – a Terra prometida de Canaã (Dt 12.8-12; Sl 95.8-11)

2.3 – a paz com Deus hoje (tempo presente) , por causa do nosso relacionamento com Cristo, através da fé (Mt 11.28; Hb 4.1; 3.8-11)

2.4 – a nossa futura vida eterna com Cristo (Hb 4.8-11)

 

3 – O que é o repouso de Deus?

O repouso ou descanso eterno é uma alusão ou tipologia, baseada na conclusão das obras da criação, da qual o “sábado” (descanso de Deus) é um testemunho duradouro (Hb 4.3,4).

Os israelitas conquistaram Canaã terrestre e entrariam no descanso (Canaã).

Deus concluiu a obra da criação e descansou. Nós estamos lutando e quando terminarmos nossa jornada entraremos no repouso eterno (a cidade quadrangular – Fp 3.20; Ap 21.2,16).

Obs.: O repouso de Deus não significa ociosidade eterna , mas que apenas não há nada mais a ser acrescido a obra da criação, que aliás já estava “acabada desde a fundação do mundo” (Hb 4.3c). Jesus disse o meu pai trabalha até agora e eu trabalho também (Jo 5.17).

 

4 – O repouso de Deus, para o qual somos chamados, é para o presente ou para o futuro?

O repouso eterno se refere ao porvir, no entanto, por meio da fé já ingressamos, em parte, no repouso divino, sendo para Ele separados (santificados).

Hb 4.3 – fala do repouso no presente e no futuro. O autor sagrado diz que nós os que temos crido (presente), entramos no descanso (presente).

Hb 4.11 diz: “procuremos diligentemente entrar naquele descanso (futuro).

 Assim, por meio da fé, no tempo presente, é possível ter acesso a coisas futuras, invisíveis e celestiais (Hb 11.1)

 

Obs.: Hb 4 afasta a tese da “salvação incondicionada” , a famosa ideia de que uma vez salvo eternamente salvo , eis que israelitas escolhidos para ingressarem no descanso terreno (Canaã), por desobediência e incredulidade, perderam esse direito (Hb 4.6).

 Visto, pois, restar que alguns entrem nele, e que aqueles a quem anteriormente foram pregadas as boas novas não entraram por causa da desobediência (Hb 4.6)

Ao final da lição concluímos que Jesus é superior a Josué, pois Jesus é o único meio de entrar no repouso de Deus. Josué conduziu o povo de Israel para um repouso temporário e terreno, já Jesus conduz os que dele se aproximam com fé ao repouso eterno de Deus!

Sousa/PB, 26 de janeiro de 2018

Marcos Galdino de Lima

Subsídio da Lição 4 CPAD 1º trimestre 2018

Post Author: adsousa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *